AMBULÂNCIA DE GRANDE PORTE PARA ATENDIMENTOS DE MAIOR COMPLEXIDADE JÁ ESTÁ A DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO DE UBIRATÃ


Foi adquirida pela Secretaria de Saúde, através de Recursos Federais, uma ambulância Suporte Básico, no valor de 184 mil reais. Sendo 81 mil reais concedidos para município em 2018, pelo então ministro da Saúde, Ricardo Barros. O restante do valor é oriundo de Recursos Federais economizados durante este ano pela Secretaria de Saúde. É importante ressaltar que apesar de não terem sido utilizados recursos municipais para aquisição do veículo, a Secretaria de Saúde contou com indispensável colaboração das Secretarias de Finanças e Administração que não mediram esforços para formalização do processo licitatório, assim como do Poder Legislativo que trabalhou em caráter extraordinário para aprovação das respectivas dotações orçamentarias.

Os 81 mil reais se destinavam para aquisição de ambulância de pequeno porte, porém como a Secretaria necessitava de ambulância de grande porte e já havia adquirido três ambulâncias pequenas foi apresentada proposta para o Conselho de Saúde para que fosse adquirida a ambulância de grande porte. O Conselho por sua vez, sempre a par da situação do transporte, apoiou e aprovou com unanimidade essa aquisição.

Todas as ambulâncias do município são do Tipo Simples Remoção, esta, porém é do Tipo Suporte Básico que oferece estrutura para atendimentos de maior complexidade e oferece suporte para equipamentos de uma UTI Móvel. Desse modo, nossa população ficará mais assistida visto que, esta ambulância contribuirá para atendimento da alta demanda de transferências inter hospitalares e procedimentos eletivos que necessitam de maca que superam mais de cem viagens por mês, fora os atendimentos no município.

O veículo se trata de uma Sprinter CDI 415, da marca Mercedes-Benz, com 140 CV de potência. Está equipado com GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento, estribo, banco com regulagem de altura, computador de bordo, central de gerenciamento da ambulância, sistema de megafone, maca bi articulável, 6 tomadas de diferentes amperagem e bateria auxiliar, além de outros equipamentos imprescindíveis para os atendimentos.

Participaram do ato de entrega, representantes do Conselho Municipal de Saúde, servidores municipais, o secretário de Serviços Rurais, Nilson Messa, o chefe de Gabinete, Osmar Pires, o vereador Aparecido Paula, a secretária de Saúde Cristiane Pantaleão e o prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco

Fonte: Prefeitura de Ubiratã