CURITIBA CONFIRMA SEGUNDO CASO IMPORTADO DE SARAMPO


A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou, na manhã de terça-feira (27), o segundo caso importado de sarampo no município.

O morador de Curitiba, de 22 anos, sem registro anterior da doença e com apenas uma dose da vacina contra o sarampo na carteira de vacinação após um ano de idade (até 29 anos, são recomendadas duas doses), contraiu a doença há cerca de um mês, durante viagem a São Paulo. 

O paciente já se encontra recuperado e já retornou as suas atividades normais, sem risco de transmissão da doença. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba foi informada deste caso suspeito em 13/8, mas o primeiro exame de sangue não havia confirmado a doença. 

Mesmo sem a confirmação do caso, como parte do protocolo, todas as medidas necessárias de “bloqueio” foram tomadas em tempo oportuno, com a vacinação preventiva de mais de uma centena de pessoas que tiveram contato com o paciente (em ambiente de trabalho, estudo, lazer, família e serviços de saúde).

Na segunda-feira (26), saiu o resultado de uma segunda coleta de sangue, realizada posteriormente, que confirmou o sarampo. 

“Este caso reforça a necessidade de os adultos conferirem se estão com a carteira de vacinação atualizada, com todas as doses recomendadas), afirma a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger.

O segundo caso confirmado não tem qualquer relação com o primeiro caso confirmado na última semana, também importado, referente a um senhor de 54 anos, morador da capital paranaense. 

Serviços de Saúde 

De acordo com Marion, o paciente foi atendido num serviço de saúde particular em Curitiba, que comunicou prontamente a secretaria municipal. (Isso foi importante porque pudemos tomar todas as medidas de bloqueio necessárias, em tempo oportuno), diz.

Fonte: Catve