DEPOIS DE ALTAS TEMPERATURAS, FRENTE FRIA PODE PROVOCAR GEADA NO PARANÁ


Conforme o Simepar, geada deve chegar na quarta-feira em algumas regiões do Estado.

O mês de julho de 2019 foi bastante seco no Paraná, com anomalias de chuva negativas (chuva abaixo da média) em praticamente todas as regiões. Ao longo do mês houve uma frente fria mais organizada que avançou pelo Estado nos primeiros dias de julho, mas a grande maioria dos sistemas climáticas provocaram poucas chuvas. 

Da mesma forma, o tempo seco com períodos de temperaturas elevadas tem marcado as primeiras semanas do mês de agosto. 

Conforme o meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Fernando Mendonça Mendes, a situação de déficit hídrico é justificada pelas frentes frias que tem tido um comportamento de causar poucas chuvas. Por conta da massa de ar que tem predominado desde o centro do país até o Paraná, as taxas de umidade se mantém baixas e pouco favorece para que com os deslocamentos das frentes frias haja chuvas mais significativas.

“Nesta semana nós temos, entre a segunda e terça-feira, o deslocamento de uma frente fria que passa pelo Paraná em direção a São Paulo. Mas o sistema vai ter essa dificuldade de provocar chuva. Ela avança e algumas chuvas localizadas e irregulares são esperadas”, diz Mendes. 

Segundo o meteorologista, as taxas de umidade muito baixas na região Oeste do Estado, em direção também ao Norte, comprometem o desenvolvimento das nuvens de chuva para esses locais, o que explica o clima seco e as temperaturas, que deveriam ser mais amenas, estarem alcançando números maiores nos termômetros. 

“Com o deslocamento dessa frente fria de segunda e terça-feira é esperado a incursão de um ar mais frio. Há uma massa de ar frio que chega muito rapidamente ao Estado na quarta-feira (14), com temperaturas muito baixas pela manhã, inclusive com previsão de geadas principalmente na metade sul do Paraná”, explica o meteorologista.

Diante desse cenário instável, a manhã de quarta-feira vai contrastar de forma significativa com o início da semana que registra temperaturas bastante elevadas no Paraná. “Na quarta-feira o frio vem com tudo e há possibilidade de geadas em algumas localidades da região Oeste. Cascavel é uma delas. E pode se estender um pouco em direção a Palotina e Toledo, onde há locais bem sensíveis ao frio”, finaliza.