AGOSTO SERÁ DEDICAÇÃO À AMAMENTAÇÃO MATERNA EM NOVA AURORA


Da Assessoria

Já virou tradição no meio da saúde cada mês ser dedicado à uma cor e à uma doença/patologia ou prevenção. O mês de agosto será dedicado à Amamentação, ao aleitamento materno, primeiro alimento que os bebês recebem logo ao nascer. Muitas vezes por falta de informações e de conhecimento, o processo de amamentação se torna difícil e doloroso. “Queremos mostras as futuras mamães, as gestantes e as mamães que já estão com suas crianças no colo a importância da amamentação, que não deve ser um ato de dor e sim de amor”, destacou uma das coordenadoras da ação em Nova Aurora, a farmacêutica Manuela Dourado.
Pela primeira vez, o município desenvolverá ações durante o mês. A ideia é sanar dúvidas sobre o processo de amamentação. As orientações, palestras e informações, além de toda a programação está a cargo da secretaria de Saúde. “Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo. O mês de agosto simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. Há cerca de vinte anos, entre acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders. Pela primeira vez teremos atividades em Nova Aurora e queremos a participação de nossas mamães”, destacou a secretária de Saúde, Gláucia Lorenzi Vizzoni.
Dentre as ações, as Unidades de Saúde estarão repassando informações informativas e no dia 21 de agosto, às 19h, o Banco de Leite de Cascavel fará uma palestra informativa no Centro Cultural gratuita e aberta à toda a comunidade. Já no dia 22 de agosto, às 14h, haverá a ‘Hora do Mamaço’, onde as mamães receberão informações e dicas sobre o ato de amamentação. “Importante a presença das mamães com os filhos. Será uma tarde muito proveitosa, com sorteio de brindes, dinâmicas, um lugar descontraído e ainda com profissionais orientando e dando dicas sobre o aleitamento”, encerrou Gláucia.

Fonte: Prefeitura de Nova Aurora