Considerando o sucesso e amplitude atingida pelo aplicativo Whatsapp e convictos de sua relevância como dispositivo de comunicação que contribuirá para melhora do acesso da população à saúde, a Secretaria de Saúde disponibilizou 18 smartphones com acesso ao aplicativo, sendo um para cada unidade de saúde e demais pontos estratégicos de atendimento, como Farmácia, Endemias, Vigilância Sanitária, Agendamento e Epidemiologia.
O Whatsapp será importante ferramenta para melhora do fluxo nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, que através da territorialização e cadastros já realizados estão adicionando o maior número de contatos possíveis dando início às ações como:
– Lembrete de consultas, dentistas, especialistas, preventivos;
– Esclarecimentos de dúvidas, orientações e informações desobrigando o paciente a ir à UBS;
– Monitoramento e acompanhamento de pacientes críticos indicados pela estratificação de risco;
– Informação sobre disponibilidade, atraso ou chegada de medicamentos;
– Criação de grupos visando a interação e tratamento através de sugestão de atividades, exercícios, troca de experiências e lembretes de medicação, reuniões entre outros;
– Buscativa de pacientes;
– Divulgação de vídeos educativos, institucionais ou referentes às campanhas da saúde ampliando o alcance das ações;
– Confirmação de horários de viagens agendadas no transporte;
– Informação sobre a disponibilidade, valores e agendamento de exames, consultas e outros procedimentos sem cobertura SUS.
É importante ressaltar que esse meio de comunicação não servirá para atendimentos de urgência e emergência, assim como o retorno não será imediato. A interação acontecerá de acordo com a disponibilidade da equipe que continuará a priorizar o atendimento presencial.
O Whatsapp terá a função informativa, preventiva, instrutiva e orientativa. As equipes se organizaram para atendimento por essa via ao menos uma vez no dia, momento em que serão respondidas as mensagens e enviado conteúdo de interesse da Saúde. Além do mais, o uso do aplicativo somente ocorrerá no horário de atendimento normal da unidade.
Seguem números para contato:
– CAPS (44) 9 9172-1167
– CEO (44) 9 9107-6463
– NASF (44) 9 9117-9979
– PSF Boa Vista (44) 9 9146-1265
– PSF Central (44) 9 9151-5134
– PSF Esperança (44) 9 9182-6913
– PSF Josefina (44) 9 9166-3544
– PSF Panorama (44) 9 9166-3903
– PSF Recife (44) 9 9119-6008
– PSF São João (44) 9 9145-2705
– PSF São Joaquim (44) 9 9161-9739
– PSF Yolanda (44) 9 9141-1815
– Agendamento (44) 9 9119-8593
– Centro de Saúde (44) 9 9107-6533
– Endemias/Ouvidoria (44) 9 9185-0530
– Epidemiologia (44) 9 9105-9430
– Farmácia (44) 9 9164-9331
– Vigilância Sanitária (44) 9 9152-9350
As mensagens da população devem ser encaminhadas conforme sua área de residência ou setor em que requer contato. Pedimos a população bastante objetividade e seriedade ao fazer contato nesses números. Brincadeiras, correntes, mensagens impróprias ou com conteúdo diverso ao de saúde serão desconsideradas e dependendo do teor, os números poderão ser bloqueados.
Vale ressaltar que as mensagens ficarão gravadas por tempo indeterminado e o desacato a servidor público passível de detenção pode ser configurado até mesmo por mensagens virtuais.
Fonte: Cidade Portal