UNIDADES DE SAÚDE DE UBIRATÃ, CONTAM A PARTIR DE AGORA COM WHATSAPP


Considerando o sucesso e amplitude atingida pelo aplicativo Whatsapp e convictos de sua relevância como dispositivo de comunicação que contribuirá para melhora do acesso da população à saúde, a Secretaria de Saúde disponibilizou 18 smartphones com acesso ao aplicativo, sendo um para cada unidade de saúde e demais pontos estratégicos de atendimento, como Farmácia, Endemias, Vigilância Sanitária, Agendamento e Epidemiologia.

O Whatsapp será importante ferramenta para melhora do fluxo nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, que através da territorialização e cadastros já realizados estão adicionando o maior número de contatos possíveis dando início às ações como:

– Lembrete de consultas, dentistas, especialistas, preventivos;

– Esclarecimentos de dúvidas, orientações e informações desobrigando o paciente a ir à UBS;

– Monitoramento e acompanhamento de pacientes críticos indicados pela estratificação de risco;

– Informação sobre disponibilidade, atraso ou chegada de medicamentos;

– Criação de grupos visando a interação e tratamento através de sugestão de atividades, exercícios, troca de experiências e lembretes de medicação, reuniões entre outros;

– Buscativa de pacientes;

– Divulgação de vídeos educativos, institucionais ou referentes às campanhas da saúde ampliando o alcance das ações;

– Confirmação de horários de viagens agendadas no transporte;

– Informação sobre a disponibilidade, valores e agendamento de exames, consultas e outros procedimentos sem cobertura SUS.

É importante ressaltar que esse meio de comunicação não servirá para atendimentos de urgência e emergência, assim como o retorno não será imediato. A interação acontecerá de acordo com a disponibilidade da equipe que continuará a priorizar o atendimento presencial.

O Whatsapp terá a função informativa, preventiva, instrutiva e orientativa. As equipes se organizaram para atendimento por essa via ao menos uma vez no dia, momento em que serão respondidas as mensagens e enviado conteúdo de interesse da Saúde. Além do mais, o uso do aplicativo somente ocorrerá no horário de atendimento normal da unidade.

Seguem números para contato:

– CAPS (44) 9 9172-1167

– CEO (44) 9 9107-6463

– NASF (44) 9 9117-9979

– PSF Boa Vista (44) 9 9146-1265

– PSF Central (44) 9 9151-5134

– PSF Esperança (44) 9 9182-6913

– PSF Josefina (44) 9 9166-3544

– PSF Panorama (44) 9 9166-3903

– PSF Recife (44) 9 9119-6008

– PSF São João (44) 9 9145-2705

– PSF São Joaquim (44) 9 9161-9739

– PSF Yolanda (44) 9 9141-1815

– Agendamento (44) 9 9119-8593

– Centro de Saúde (44) 9 9107-6533

– Endemias/Ouvidoria (44) 9 9185-0530

– Epidemiologia (44) 9 9105-9430

– Farmácia (44) 9 9164-9331

– Vigilância Sanitária (44) 9 9152-9350

As mensagens da população devem ser encaminhadas conforme sua área de residência ou setor em que requer contato. Pedimos a população bastante objetividade e seriedade ao fazer contato nesses números. Brincadeiras, correntes, mensagens impróprias ou com conteúdo diverso ao de saúde serão desconsideradas e dependendo do teor, os números poderão ser bloqueados. 

Vale ressaltar que as mensagens ficarão gravadas por tempo indeterminado e o desacato a servidor público passível de detenção pode ser configurado até mesmo por mensagens virtuais.

Fonte: Cidade Portal