VAN ESCOLAR É APREENDIDA COM 265 QUILOS DE MACONHA EM FUNDO FALSO


Ontem(21) durante fiscalização de rotina na Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu, em ação integrada entre Receita Federal, Força Nacional e BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira, Policiais Militares do BPFRON apreenderam uma van carregada com 265 quilos de maconha em fundo falso, durante Operação Hórus.
A abordagem ocorreu por volta das 11h, quando a Van paraguaia, ocupada apenas pelo motorista, entrava no Brasil. No teto do veículo foram encontrados vários tabletes de maconha escondidos em um fundo falso. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado para as providências cabíveis.
A Operação Hórus faz parte do Programa V.I.G.I.A. sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, COE da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e a de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Comunicação Social do BPFRON