POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ PRENDE GRUPO QUE APLICAVA GOLPE DE PIRÂMIDE FINANCEIRA


A Polícia Civil do Paraná prendeu seis pessoas envolvidas com crime de pirâmide financeira, na manhã desta quarta-feira (16), em Curitiba e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital. O grupo criminoso teria adquirido mais de 30 milhões de reais com os golpes. Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados aos criminosos. Durante as buscas, a Polícia Civil apreendeu duas BMW, diversos relógios de luxo, dois revólveres e várias munições. As armas estavam em posse do segurança de uma casa de jogos, em São José dos Pinhais, que era de propriedade de um dos investigados.
O grupo recrutava pessoas para fazer investimentos na empresa, com a promessa de que geraria um retorno financeiro de 30% sob o capital destinado, em um curto período de três meses. Os suspeitos ofereciam investimentos na bolsa de valores, mas nenhum deles era credenciado junto à Comissão de Valores Mobiliários para poder oferecer o serviço. Durante as investigações, a Polícia Civil verificou que algumas vítimas que investiam valores mais baixos chegavam a ser pagas como forma de atrair outras vítimas.
Elas eram induzidas a não mexer no dinheiro investido, por isso demoravam a se dar conta de que haviam perdido tudo. Em um dos casos, os suspeitos chegaram a forjar um contrato de garantia de veículo, avaliado em 67 mil reais, prometendo uma rentabilidade de 50% em três meses. Algumas vítimas chegaram investir mais de 500 mil reais e perderam todo o dinheiro. Segundo a polícia, antes de abrirem a empresa para os golpes, os investigados não possuíam nenhum imóvel e em pouco mais de um ano, todos chegaram a ter cerca de quatro imóveis cada um.
Os envolvidos ostentavam vida de luxo para atrair mais vítimas. Quatro pessoas estão foragidas e a Polícia Civil segue com as investigações para localizá-las. Todos os integrantes do grupo vão responder por associação criminosa, estelionato e crime de pirâmide financeira.
FONTE: Vale Verde Fm