A formação de um ciclone fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir novos alertas de tempestades para o Paraná deste esta sexta-feira (23) até o domingo (25) do segundo turno das eleições.
Todo o estado está sob alerta amarelo nos três dias. Ele avisa sobre a possibilidade de queda de granizo, ventos de até 60 km/h e chuvas com acumulados de até 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
No entanto, tanto na sexta (23) quanto no sábado (24) há cidades sob o alerta laranja, que é um pouco mais intenso. Ele indica que pode continuar havendo queda de granizo, mas que os ventos podem chegar a 100 km/h e as chuvas a 60 mm/h ou 100 mm/dia.
Nesta sexta, 277 cidades das regiões oeste, sudoeste e central do Paraná estão sob o alerta laranja.
Boletim conjunto da Defesa Civil e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que tanto nesta sexta (23), quanto nesse sábado (24), há previsão de tempestades pontualmente severas, chuvas fortes em curtos espaços de tempo, intensas rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo.
Segundo ambos os órgãos, as condições podem provocar queda de galhos, queda de árvores, enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos, danos em plantações, redução da visibilidade em estradas e interrupção no fornecimento de energia.
Os paranaenses também podem receber no próprio celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na própria região: basta enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do cadastro e a partir deste momento a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre as situações de maior gravidade no local indicado.
Via: Foz do Iguaçu em foco






