Ponte do PR que foi interditada e reformada três vezes desde 2021 recebe nova previsão de liberação em meio a atraso nas obras


A ponte metálica sobre o Rio da Várzea na PR-427 que liga a Lapa ao Campo do Tenente, na região Metropolitana de Curitiba, recebeu uma nova previsão de liberação: sexta-feira, 16 de janeiro. A informação foi repassada ao g1 pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), órgão do Governo do Paraná que é vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

A ponte está interditada e passando por reforma desde setembro, quando foi anunciado que as obras seriam finalizadas ainda em 2025.

Ela foi instalada há mais de 130 anos e possui apenas uma pista, mas atende aos dois sentidos da rodovia. Ou seja, enquanto veículos atravessam em um sentido, os outros que vêm de frente tem que esperar eles terminarem a travessia para seguir caminho.

Ao g1, o DER-PR disse que “está estudando a implantação de uma nova ponte no trecho, possivelmente em um trecho variante da rodovia”, mas não informou prazos ou detalhes sobre o projeto.

Esta é pelo menos a terceira vez que a ponte é interditada para obras desde 2021, quando recebeu serviços de recuperação e reforço no concreto. Em janeiro de 2023 uma reforma mais ampla foi iniciada. Ela foi finalizada em janeiro de 2024 e manteve a ponte bloqueada por sete meses – quando a previsão era de que a interdição durasse apenas três.