Com aumento de quase 35% nos casos confirmados, Toledo terá unidade exclusiva para dengue a partir desta segunda (26)


Com aumento de quase 35% nos casos confirmados de dengue, Toledo, no oeste do Paraná, terá uma unidade exclusiva para atendimentos relacionados à doença a partir desta segunda-feira (26), segundo a Secretaria de Saúde do Município.

O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (23) mostra que a cidade passou de 601 casos confirmados na semana anterior para 811. Outras 768 amostras aguardam resultado. A cidade soma 2,5 mil notificações da doença.

O local exclusivo para pacientes sintomáticos de dengue será a Unidade Básica de Saúde da Vila Paulista, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade passou de média de 350 a 450 atendimentos na urgência e emergência por conta da doença no início do mês, para mais de 700 diários na última semana.

Na unidade exclusiva, os pacientes serão atendidos por duas equipes completas, com médicos, enfermeiros e técnicos que vão trabalhar no local.

As regiões com maior incidência da doença são os Jardins Europa e América concentrando 42,17% dos casos, totalizando 342 confirmações.

Para tentar conter o avanço da doença, segundo a Prefeitura de Toledo, tem sido realizadas ações como Ecopontos Itinerantes, intensificação de campanhas de conscientização, averiguação de imóveis denunciados, entre outros trabalhos.

Quais os sintomas da dengue?

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias, segundo a Secretaria de Saúde.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos.

Fonte: G1 Oeste