Inicia neste sábado (10) o período do vazio sanitário da soja no Paraná. O período vai até 10 de setembro e, durante esses 90 dias, é proibido cultivar e manter a soja no campo.
O vazio sanitário é uma medida que tenta limitar a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, consequentemente, reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.
Caso o produtor desrespeite a determinação ele pode receber um auto de infração e responder a um processo administrativo.
A multa varia de R$ 6 mil a R$ 12 mil, de acordo com fatores como área, histórico do produtor e se ele já teve infrações anteriores com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Conforme a Adapar, responsável pela fiscalização no território paranaense, as equipes de fiscalização vão intensificar o monitoramento nas propriedades até setembro.
Em 2022, pela primeira vez, o Ministério da Agricultura estabeleceu um calendário que deve ser seguido por todos os estados brasileiros. Neste ano, o cenário se repetiu.