A Receita Federal e a Polícia Federal desencadearam hoje (16) a operação Folia de Batedores, uma ação conjunta de combate ao contrabando e descaminho. O nome da operação se deu devido o objetivo de se desmantelar um grupo utilizava mais de dez veículos para desviar dos órgãos de fiscalização. Ação contou com uso de helicóptero e drones.
Precedida por trabalhos de inteligência, a operação foi executada em área rural do município de Céu Azul, entre Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste do Paraná e resultou na apreensão de um veículo carregado com aparelhos celulares em valor aproximado de R$ 600 mil. Os aparelhos haviam sido introduzidos no Brasil pela fronteira com o Paraguai sem o pagamento de impostos.
Ao verificar o bloqueio da fiscalização, o motorista retornou em alta velocidade e abandonou o veículo em uma propriedade rural, não sendo localizado durante as buscas. Outros dois veículos utilizados na atividade criminosa e que faziam o serviço de batedor (com a função de alertar os demais componentes do esquema criminoso sobre eventual fiscalização no trajeto) também foram apreendidos por associação ao ilícito.
O grupo utilizava mais de dez veículos em constantes viagens entre Foz do Iguaçu e Céu Azul, monitorando as atividades dos órgãos de segurança da região para evitarem ser apreendidos.
O monitoramento das atividades criminosas contou com a utilização de drones e do helicóptero da Receita Federal. Participaram dos trabalhos 14 servidores da Receita Federal e da Polícia Federal.
Os veículos e as mercadorias apreendidas foram encaminhados para o depósito da Receita Federal em Cascavel para os devidos procedimentos administrativos.
Assessoria PF