A Secretaria de Saúde de Nova Aurora emiti uma alerta sobre a Monkeypox, popularmente chamada de varíola dos macacos, que tem sido registrada em vários países do mundo. A doença, antes registrada apenas em países do continente africano, ultrapassou o oceano e já atingiu pessoas na Europa, no Oriente Médio e nas Américas. Por conta disso, o alerta orienta sobre as características da doença, sintomas e o que a população, que os apresente, deve fazer.
Como se transmite?
A transmissão entre humanos ocorre por meio do contato direto com as lesões de pele de pessoas infectadas, secreções ou objetos contaminados por secreções contendo o vírus
Quais são os sintomas?
A pessoa infectada apresenta lesões na pele de uma ou mais partes do corpo (rosto, pernas, braços, tronco ou região genital) e que podem se espalhar para outras partes do corpo nos dias seguintes
As lesões lembram as da varicela (catapora), com a diferença de que estão todas no mesmo estágio de evolução. A pessoa pode ter também febre, presença de “íngua” pelo corpo, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e fraqueza.
O que fazer se apresentar alguma lesão como essa?
Neste momento, em relação à monkeypox, a SMS orienta maior atenção para pessoas que venham a apresentar na pele pústulas (bolinhas vermelhas com pus) após viajar para locais que já declararam surto ou depois de ter contato íntimo com alguém diagnosticado recentemente com a doença. Em caso de dúvidas, procure a sua unidade de saúde de referência.
E se eu tiver contato com alguém com essas lesões?
De forma geral, precisa aguardar ter algum sintoma para iniciar a investigação com exames.
Qual o tratamento para monkeypox?
Não existe tratamento específico. O tratamento é baseado no alívio de sintomas como dor e febre. A evolução da doença é benigna.
Precisa fazer isolamento domiciliar?
Pessoas com suspeita de monkeypox devem cumprir isolamento domiciliar. No atendimento médico, será fornecido um atestado de 10 dias ou até vir o resultado dos exames. Após a reavaliação médica e dos resultados, se for confirmada monkeypox, o período de isolamento deve durar até que todas as lesões estejam curadas.