Um pescador de Guaíra, na região oeste do Paraná, pescou um peixe de mais de 40 quilos no Rio Paraná, na quinta-feira (3). Desde o dia 1º de março, a atividade está liberada nos rios do estado, com o fim da piracema, para a reprodução dos peixes.
O animal pescado é um peixe pintado. O pescador, conhecido como Turcão em Guaíra, levou o peixe para casa em uma bicicleta.
A prefeitura de Guaíra informou que a movimentação de pescadores na região está intensa após o fim da piracema.
O Rio Paraná é muito procurado pelos pescadores, já que possui grande diversidade de espécies de peixes, como jaú, tucunaré e pintado.
Fim da piracema
A piracema é adotada no período em que a maior parte das espécies se reproduz.
Ao longo de quatro meses de restrição, o Instituto Água e Terra (IAT) realizou diversas fiscalizações para combater crimes contra a Piracema.
Em fevereiro, por exemplo, os agentes do órgão percorreram municípios do norte pioneiro e noroeste do Paraná, onde apreenderam 206 quilos de peixes vendidos de maneira irregular em estabelecimentos comerciais.
Em caso de descumprimento da legislação, o instituto ressalta que a multa varia entre R$ 700 por pescador e até mais R$ 20 por quilo ou unidade de peixe pescado irregularmente.