Paraná confirma mais três mortes e 113 casos de H3N2, diz Sesa


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais três óbitos e 113 novos casos de H3N2 nesta quarta-feira (5). Com isso, o Paraná soma 375 casos e quatro mortes pela doença, que é considerada um tipo do vírus Influenza A (H3).

Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Mandaguaçu (1) e Paranaguá (2). Segundo a secretaria, tratam-se de um homem de 64 anos e duas mulheres de 77 e 79 anos, respectivamente.

Os pacientes estavam internados, possuíam comorbidades e não tomaram a vacina contra a Influenza no ano passado.

No Paraná, a transmissão da doença já é considerada comunitária – quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

“Precisamos continuar nos cuidando com o uso de máscaras, álcool gel e lavagem das mãos. Os casos têm aumentado consideravelmente todos os dias, acendendo um alerta para evitar uma possível epidemia de H3N2 no Paraná”, afirmou o secretário da Saúde Beto Preto.

Considerando o aumento no número de casos, a Sesa disse que enviou mais 380 mil unidades do fosfato de oseltamivir (Tamiflu) para as regionais de saúde.

De acordo com a secretaria, em até 48 horas da infecção pelo vírus da Influenza, o medicamento possui efetividade contra o agravamento do quadro clínico, diminuindo o risco de morte, quando receitado por um médico e em dosagem apropriada.Fonte:G1