As vendas de Natal neste ano cresceram 11% no comércio do Paraná em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com pesquisa do Datacenso contratada pela Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
O resultado ficou 3% abaixo da expectativa dos empresários no início de dezembro. Divulgado na quarta-feira (29), o levantamento ouviu 500 comerciantes de Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina, entre os dias 27 e 28 de dezembro.
Os empresários de Londrina, no norte do estado, registraram o melhor desempenho, segundo a pesquisa. A cidade foi a única onde o resultado superou a expectativa. Maringá, na mesma região, e Cascavel, no oeste, tiveram os menores desempenhos. Veja abaixo.
DESEMPENHO DAS VENDAS DE NATAL
REGIÃO | EXPECTATIVA | DESEMPENHO |
Curitiba | 16% | 9% |
Ponta Grossa | 12% | 11% |
Maringá | 11% | 8% |
Cascavel | 13% | 8% |
Londrina | 17% | 18% |
Francisco Beltrão | 17% | 14% |
GERAL | 14% | 11% |
A maior parte dos comerciantes entrevistados empregam até nove funcionários, seguida pelos empresários que têm entre 10 e 49 empregados.
Conforme a pesquisa, os segmentos que mais se destacaram foram confecções, calçados e utilitários, e as pessoas compararam mais produtos de uso pessoal para passeios, viagens e também para presentear.
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, o resultado positivo em relação ao ano passado reflete um crescimento no clima de confiança do consumidor com a expectativa de melhora da economia com a redução dos casos de Covid-19.
“Com o avanço da vacinação e a queda nos números da pandemia as famílias voltaram a se reunir para celebrar o Natal, o que alavancou as vendas neste período. Além disso, o 13º salário também influenciou no bom desempenho das vendas em relação a 2020”, afirma.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos comerciantes paranaenses não aumentou o quadro de funcionários para este fim de ano.
A cidade que mais contratou no período foi Curitiba, onde 43% das empresas entrevistadas aumentou o número de funcionários – mesmo que temporários.