A eleição que vai definir os diretores de cerca de 1,7 mil escolas estaduais do Paraná foi marcada para 9 de dezembro. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) publicou uma resolução sobre o processo eleitoral. O mandato será de 2021 a 2024.
Com 2,1 mil escolas estaduais, a eleição não ocorre nos futuros colégios cívico-militares, de educação integral, das comunidades indígenas e quilombolas, nos cedidos ou alocados em instituições religiosas, além dos quatro Colégios da Polícia Militar do Paraná.
Na sexta-feira (13), as escolas começaram a designar as comissões consultivas locais por meio de reuniões virtuais. Esse grupo é responsável pelo planejamento, organização e execução do processo da eleição nas instituições de ensino.
A comissão consultiva local é composta por oito membros: dois representantes legais dos alunos não votantes (pai, mãe ou responsável legal), dois representantes de professores, dois representantes de funcionários e dois representantes de alunos votantes.
Calendário
A eleição está marcada para o dia 9 de dezembro, uma quarta-feira, das 8h às 22h. Já o segundo turno (onde for necessário) será no dia 17 de dezembro.
O edital de convocação para inscrição das chapas será divulgado pela Seed na quarta-feira (18), e o prazo final de registro será às 18h da sexta-feira (20).
Os candidatos a diretor só vão poder se registrar em uma instituição de ensino. Os atuais diretores e auxiliares poderão se candidatar independentemente do período na função, informou o governo.
Nos dias 2 e 3 de dezembro, serão feitas assembleias virtuais com a comunidade escolar para apresentação dos membros das chapas e da proposta de plano de ação para escola.