O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou nesta terça-feira (6), que o governo estadual estuda a possibilidade de retomar as aulas em algumas escolas no dia 19 de outubro.
Segundo o secretário, o retorno aconteceria em áreas com melhores índices epidemiológicos, onde será aplicado um plano-piloto de retomada das atividades.
“Nós vamos fechar nos próximos dias, com a possibilidade retorno a partir do dia 19 de outubro nessas áreas, nesses colégios estaduais”, afirmou Beto Preto.
A possibilidade de data de retorno das aulas e as possíveis medidas adotadas foram abordadas pelo secretário em uma audiência realizada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira.
Beto Preto não informou quais áreas e colégios serão os primeiros a retomar as aulas, mas disse que são de cidades onde há menor incidência de novos casos e óbitos e nos locais em que o índice de transmissão da doença está em queda.
As aulas presenciais estão suspensas desde março no Paraná.
De acordo com o secretário, o retorno se dará com cuidados de distanciamento e de higiene já descritos em resoluções da Sesa, além de medidas como rodízio de alunos e distanciamento entre os estudantes.
A proposta de data, segundo Beto Preto afirmou, ainda será apresentada e definida com a Secretaria Estadual de Educação (Seed).
“Nós estamos chegando perto dessa data porque a curva de casos está caindo”, afirmou Beto Preto.
Segundo dados do boletim divulgado pela Sesa na segunda-feira (5), o Paraná tem 182.853 casos confirmados de Covid-19 e 4.575 mortes registradas.