Cerca de 150 famílias suspeitas de invadir um terreno na Vila Marta, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, estão sendo retiradas do local, na manhã desta sexta-feira (11), pela Polícia Militar (PM).
Ao contrário do número de famílias informado pela prefeitura e pela PM, de que seriam 150, os moradores disseram que 300 famílias e 600 pessoas estavam instaladas no local.
A reintegração de posse é cumprida na região desde o início da madrugada e ocorre de maneira pacífica, sem uso de força policial.
Os barracos estão sendo desmontados com o uso de maquinário, e Companhia Paranaense de Energia (Copel) também atua na reintegração para fazer o desligamento de ligações de energia irregulares.
“Está sendo muito triste porque muitas pessoas que vivem aqui não tem onde morar. Não tem dinheiro para pagar aluguel, tem dificuldades e eles vêm tirar a gente daqui”, lamentou, emocionado, um dos moradores que foi despejado. Ele tinha se instalado com a esposa e o filho na ocupação e disse que agora vai depender da ajuda de outras pessoas para conseguir uma nova moradia.
Segundo a Prefeitura de Almirante Tamandaré, o terreno é particular, e o pedido de reintegração foi feito pela Justiça.
Conforme a administração municipal, o Conselho Tutelar e a Secretaria de Saúde estiveram no local antes do cumprimento da reintegração para fazer o cadastro das famílias que se mudaram para o local.
O local tem aproximadamente 700 mil metros quadrados e que fica em área de preservação permanente onde passa um rio.