PM cumpre reintegração de posse e retira cerca de 150 famílias de ocupação em Almirante Tamandaré


Cerca de 150 famílias suspeitas de invadir um terreno na Vila Marta, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, estão sendo retiradas do local, na manhã desta sexta-feira (11), pela Polícia Militar (PM).

Ao contrário do número de famílias informado pela prefeitura e pela PM, de que seriam 150, os moradores disseram que 300 famílias e 600 pessoas estavam instaladas no local.

A reintegração de posse é cumprida na região desde o início da madrugada e ocorre de maneira pacífica, sem uso de força policial.

Os barracos estão sendo desmontados com o uso de maquinário, e Companhia Paranaense de Energia (Copel) também atua na reintegração para fazer o desligamento de ligações de energia irregulares.

“Está sendo muito triste porque muitas pessoas que vivem aqui não tem onde morar. Não tem dinheiro para pagar aluguel, tem dificuldades e eles vêm tirar a gente daqui”, lamentou, emocionado, um dos moradores que foi despejado. Ele tinha se instalado com a esposa e o filho na ocupação e disse que agora vai depender da ajuda de outras pessoas para conseguir uma nova moradia.

Segundo a Prefeitura de Almirante Tamandaré, o terreno é particular, e o pedido de reintegração foi feito pela Justiça.

Conforme a administração municipal, o Conselho Tutelar e a Secretaria de Saúde estiveram no local antes do cumprimento da reintegração para fazer o cadastro das famílias que se mudaram para o local.

O local tem aproximadamente 700 mil metros quadrados e que fica em área de preservação permanente onde passa um rio.