Dois homens, de 51 e 21 anos, foram resgatados em estado debilitado após desaparecerem durante uma travessia de barco na região de Altônia, no noroeste do Paraná. As vítimas, identificadas como Márcio Ferreira, conhecido como Totó, e Felipe Borguetti, o Verminho, estavam sumidas desde o dia anterior e foram localizadas na tarde desta segunda-feira (24), em uma área de banhado no bairro Gurucaia. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar (PM) e pelo Corpo de Bombeiros de Umuarama.
Segundo relatos, os dois homens partiram do Balneário Vila Yara, em Altônia, com destino à prainha do Rio Paracaí, em São Jorge do Patrocínio, em um trajeto de aproximadamente 35 quilômetros. No entanto, não concluíram o percurso. O desaparecimento foi confirmado após a embarcação utilizada pelos dois ser encontrada sem combustível, amarrada na margem do rio na região conhecida como Praia do Urubu. Próximo ao local, equipes da Defesa Civil e da Divisão de Meio Ambiente também localizaram um par de chinelos e pegadas na vegetação, o que motivou o início das buscas.
As operações de resgate envolveram o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, equipe ambiental e moradores da região. De acordo com o tenente Marçal, do Corpo de Bombeiros de Umuarama, a área de buscas era de difícil acesso, caracterizada por vegetação alta e alagada, impossibilitando o uso de embarcações e exigindo varredura terrestre. O apoio do proprietário de uma fazenda próxima foi fundamental para a mobilização das equipes em duas frentes de busca. Dois bombeiros de Umuarama foram deslocados ao local, levando equipamentos de iluminação para auxiliar nos trabalhos.
Durante as buscas, moradores relataram ter ouvido gritos de socorro vindos da área de banhado, indicando que os desaparecidos estavam vivos, porém distantes. Apesar dos chamados, as equipes não conseguiram estabelecer comunicação direta com as vítimas para avaliar o estado de saúde delas.
Por volta das 17h30, as equipes localizaram Márcio Ferreira e Felipe Borguetti em condições de desidratação, hipotermia, múltiplas escoriações e diversas picadas de insetos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o hospital municipal prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam ambos para cuidados médicos.
O Corpo de Bombeiros chegou a solicitar apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMoa), mas o helicóptero estava em outra ocorrência e não pôde chegar a tempo para auxiliar nas buscas.
O resgate dos dois homens mobilizou as forças de segurança e a comunidade local, evidenciando a importância da rápida resposta em situações de desaparecimento em áreas de difícil acesso.
As informações são do O Bemdito.


