A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou, nas primeiras horas desta quarta-feira (19), uma operação para cumprir 20 mandados judiciais contra uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em diversos municípios do Sudoeste do Estado. A ação ocorre simultaneamente nas cidades de São João, São Jorge do Oeste, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Salto do Lontra, além de Laranjeiras do Sul, localizada na região Centro-Oeste.
A operação conta com o apoio da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a utilização de cães de faro, que reforçam a eficácia das buscas. Entre as ordens judiciais expedidas estão cinco mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão. Também foram determinados bloqueios de bens, incluindo veículos e valores em dinheiro.
As investigações que culminaram na ação de hoje tiveram início em maio de 2024. Na ocasião, a PCPR cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um indivíduo investigado pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Durante a diligência, foi apreendido armamento, o que resultou na prisão em flagrante do suspeito.
Segundo a delegada da PCPR Paula Caroline Wisniewski, “a partir dos elementos de prova coletados durante aquela ação e de outras diligências realizadas na sequência, a investigação teve êxito em identificar a estrutura da organização, que atua no tráfico de drogas”.
Durante o trabalho investigativo, a Polícia Civil conseguiu identificar não apenas os fornecedores de entorpecentes, mas também os responsáveis pela distribuição e revenda nas cidades de São João, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Francisco Beltrão.
O objetivo da operação desta quarta-feira é desarticular o grupo criminoso, interromper o comércio de entorpecentes e aumentar a segurança para a população da região.


