Uma ação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de mais de uma tonelada de maconha em Santa Helena, no Oeste do Paraná, nesta quinta-feira (28).
De acordo com a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), a operação fez parte da Protetor de Divisas e Fronteiras e contou com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil, por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE).
As equipes realizavam incursões em áreas de mata utilizadas como rotas para o escoamento de produtos ilícitos quando avistaram uma embarcação atravessando o rio Paraná, partindo do Paraguai em direção ao lado brasileiro. Ao atracar, alguns indivíduos desembarcaram carregando volumes nas costas.
Na tentativa de abordagem, os suspeitos fugiram em meio à mata, abandonando a embarcação e a carga. No local, foram encontrados diversos fardos de maconha, que após pesagem somaram 1.159,6 kg (uma tonelada, cento e cinquenta e nove quilos e seiscentos gramas).
A droga e a embarcação foram apreendidas e encaminhadas à Polícia Federal de Foz do Iguaçu para as medidas cabíveis. O prejuízo estimado ao crime organizado foi de aproximadamente R$ 2,4 milhões.