Cafelândia comemora excelente resultado com um dos melhores índices do Estado em Alfabetização


O Paraná atingiu, em 2023, o segundo maior patamar do Brasil de alfabetização de crianças que estudam na rede pública, de acordo com os dados apresentados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento mostra que 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O Paraná ficou atrás apenas do Ceará, onde o índice foi de 85%. Nos demais estados, como Rio Grande do Sul (63%), Santa Catarina (61%), Rio de Janeiro (52%) e São Paulo ( 52%) a proporção de alunos alfabetizados ao final do 2º ano ficou abaixo dos 70%. Em todo o País, a média foi de 56%.
Cafelândia está entre os municípios do Paraná com os melhores índices, atingindo 87%, superando a meta estabelecida pelo MEC para 2030. “Nosso compromisso é atingir 100% de nossos alunos, não deixarmos nenhuma criança para trás no processo de alfabetização, mas o resultado nos enche de orgulho e indica que estamos no caminho certo. Agradecemos e mais uma vez exaltamos o trabalho de excelência feito por nossas escolas e professores desde a Educação Infantil até o final da etapa do Ensino Fundamental I. A soma de todo o excelente trabalho realizado se traduz nos resultados e na real aprendizagem dos nossos alunos,” comemora Rozane Maria Dal Molin Pitol, Secretária Municipal de Educação e Cultura.
Os dados foram apurados a partir de avaliação aplicada pelos estados às redes municipais, considerando critérios estabelecidos nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram consideradas alfabetizadas as crianças que atingiram um equivalente a 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).