Alunos/atletas de Cascavel entram em contagem regressiva para os Jogos Escolares


Na sexta-feira (5) acontece a abertura oficial dos JEP’s Cascavel às 19h30 no Sérgio Mauro Festugatto

O calendário oficial de eventos esportivos do Paraná tem como uma das referências os Jogos Escolares (JEP’s). A competição é dividida em quatro fases: municipal, regional, macrorregional e estadual. A primeira fase é considerada uma das mais emocionantes, porque envolvem alunos/atletas da cidade, de instituições conhecidas e os envolvidos também se conhecem. Naturalmente, existe uma rivalidade sadia dentro deste contexto municipal.

Em Cascavel os representantes de escolas públicas e particulares já estão em contagem regressiva para as disputas. Neste ano de 2024 existe uma expectativa da participação de 2 mil a 2,5 mil alunos/atletas. As inscrições terminam às 23h59 desta quarta-feira (3) e por isso esse número ainda não está fechado. A perspectiva é boa porque 54 instituições confirmaram presença na fase municipal dos Jogos Escolares.

A exemplo de anos anteriores serão nove modalidades em disputa: Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Os campeões de cada modalidade vão representar Cascavel na segunda fase dos Jogos Escolares, a macrorregional. Os JEP’s são divididos em duas categorias: de 15 a 17 anos e de 12 a 14 anos nos naipes masculino e feminino.

Na sexta-feira (5) acontece a abertura oficial dos Jogos Escolares de Cascavel às 19h30 no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto com as entradas das delegações, juramento do atleta e acendimento do fogo simbólico. Após a cerimônia oficial, será disputado o jogo entre Colégio Elite e Colégio Estadual Pacaembu no futsal masculino de 15 a 17 anos.

Handebol é uma modalidade coletiva que só teve uma equipe inscrita no naipe feminino, de 15 a 17 anos. Sendo assim o Colégio FAG já está classificado para a fase regional. O Basquete feminino, de 12 a 14 anos, também só teve uma equipe inscrita e o Colégio Marista será o representante de Cascavel na regional. No naipe feminino, de 15 a 17 anos, o Basquete de Cascavel não será representado porque nenhuma equipe se inscreveu.

Importante lembrar que nas modalidades coletivas somente os campeões avançam para a fase regional. Na modalidade Vôlei de Praia o campeão vai disputar diretamente a fase macrorregional, pulando a fase regional.

Para os campeões do Núcleo Regional de Educação de Cascavel a fase regional será de 17 a 22 de maio em Capitão Leônidas Marques. A fase macrorregional, envolvendo quatro núcleos (Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo), será de 11 a 16 de junho em Assis Chateaubriand. A fase estadual (final) vai acontecer em Campo Mourão para os alunos/atletas de 12 a 14 anos, entre 12 e 20 de julho, e em Pato Branco, para alunos/atletas de 15 a 17 anos, entre os dias 2 e 10 de agosto.

Veja abaixo a lista de locais que vão receber as disputas:

Atletismo: CNTA de Cascavel (Centro Nacional de Treinamento em Atletismo). As provas serão disputadas no dia 10 de abril com início às 9h.

Basquete: Ginásio do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Cascavel. Abertura da modalidade agendada para o dia 10 de abril e final marcada para 16 de abril.

Futsal: Ginásio da Neva, Ginásio Sérgio Mauro Festugatto, Ginásio do São Cristóvão e Centro de Iniciação Alice Marteli. Os jogos começam no dia 5 de abril e seguem até o dia 20 de abril.

Handebol: Centro de Iniciação Esportiva Alice Martelli. Os jogos terão início no dia 9 de abril e encerram no dia 11 de abril.

Taekwondo: Ginásio de Esportes Francisco Pian (São Cristóvão). As lutas do Taekwondo serão realizadas, a princípio, em apenas um dia, 20 de abril.

Tênis de Mesa: Centro de Treinamento de Tênis de Mesa (Bairro Cancelli). Os jogos para definir os representantes de Cascavel na fase regional serão nos dias 11 e 12 de abril.

Voleibol: Ginásio Sérgio Mauro Festugatto. O primeiro jogo será disputado no dia 8 de abril e o último, final da categoria de 15 a 17 anos, está agendado para 20 de abril.

Volei de Praia: Quadras de areia do Ciro Nardi. Os campeões serão conhecidos em dois dias de disputas, entre 12 e 13 de abril.

Xadrez: Ginásio Eduardo Luvison (Dentro do Complexo Esportivo Ciro Nardi). O início das competições será no dia 6 de abril e os últimos campeões serão definidos no dia 8 de abril.

Fonte: Catve