Primeira maratona de Cascavel deve movimentar setor de esporte e turismo na cidade


Prova vai reunir cerca de 2,5 mil pessoas no dia 14 de abril

A Maratona Sanepar Avenida Brasil, programada para o dia 14 de abril, em Cascavel, deve movimentar o setor de esportes e a economia da cidade nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo. Essa é a expectativa da Sanepar e da Prefeitura de Cascavel, que estão organizando o evento com todos os detalhes a fim de garantir essa movimentação.

“Teremos o suporte de outros parceiros, que trabalham para superar as expectativas”, afirma o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José. e.

Em reunião entre a Sanepar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Departamento de Turismo e os membros do Conselho de Turismo de Cascavel, foram definidos atrativos antes, durante e após a prova. Uma das propostas é, na véspera da maratona, a realização da Noite de Massas, cardápio indicado aos corredores em dias que antecedem provas esportivas.

E, durante a entrega dos kits aos corredores, na sexta e no sábado (12 e 13/4), no Centro de Eventos, haverá expositores de produtos regionais e apresentações culturais e artísticas. A 15ª Brigada de Infantaria Motorizada foi convidada a participar com a exposição de equipamentos, numa alusão à semana do Exército Brasileiro, e a apresentações da banda militar, nos momentos da largada e da chegada dos atletas.

O diretor da Sanepar destaca que o evento é um presente para a cidade de Cascavel. “Nos seus 72 anos de fundação, a cidade nunca sediou uma maratona, e a Companhia promove a primeira, homenageando a principal avenida que atravessa a cidade de Leste a Oeste”, afirma. É nessa avenida que estarão concentrados os maiores trechos das provas, que terá circuitos de 42 quilômetros, 15 km, 8 km, 5 km e Corrida Kids para crianças.

Outro diferencial da maratona, em relação às de corridas de rua realizadas na cidade, é que os atletas que completarem o circuito dos 42 km vão receber a camiseta de finisher, exclusiva para quem passar a linha de chegada, como recordação da primeira competição dessa natureza na cidade. Os primeiros colocados em cada categoria receberão também medalha de participação e troféu.

A Sanepar e a Prefeitura já começam a planejar a organização do evento para o próximo ano, quando deverão ser incluídas outras ações e até o mesmo o registro para certificar a Maratona de Cascavel como evento internacional. Esse certificado internacional é mais um atrativo para atletas de outras regiões e também dos países vizinhos porque qualifica os participantes a se inscreverem nas maiores maratonas do mundo utilizando o tempo (pace) realizado em Cascavel para garantir a inscrição.