Quatro Pontes está alerta após confirmar casos de meningite


Três casos confirmados de meningite bacteriana deixam moradores de Quatro Pontes em alerta. Suspeita é de que tenham contraído a doença em festa junina na zona rural do município.

A festa aconteceu no dia 10 de junho em uma comunidade rural e ainda repercute na cidade. Duas pessoas que participaram do evento, estão em leito de UTI, uma delas, em hospital de Toledo, com meningite meningocócica, um tipo raro de meningite bacteriana, que provoca inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro. No total, são 3 casos confirmados da meningite bacteriana, sendo um homem e duas mulheres.

Um quarto caso suspeito da doença aguarda resultado de exames. Os casos confirmados são de 3 pessoas que participaram da festa ou que tiveram contato com alguém que esteve no evento. A notícia deixou os moradores da cidade apreensivos.

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes divulgou um alerta a população orientando a quem participou da festa junina. Para que em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, e manchas avermelhadas pelo corpo, procure atendimento médico.

Nesta terça-feira (20), a Secretária de Saúde do município e uma enfermeira responsável pela vigilância participaram de reunião com a direção da 20ª Regional de Saúde para definir as próximas ações. De acordo com nota enviada pela Secretaria de Saúde do Estado, a população deve ficar atenta aos cuidados básicos de higiene, etiqueta respiratória, ventilação de ambientes e especialmente a vacinação contra a doença.

A Secretaria também informou que em 2023 o Paraná registrou 315 casos de meningite e 13 óbitos. Em relação a meningite bacteriana, foram 101 casos sendo 7 da meningocócica e 2 mortes. Do tipo viral, foram 155 casos e 4 óbitos, 42 tipos não especificados da doença, com 1 óbito registrado e 17 outras etiologias, também com 1 óbito.

Os casos seguem em investigação pelo município de Quatro Pontes, Sesa e 20ª Regional de Saúde quanto a um possível surto. De acordo com a Secretaria, as medidas foram adotadas para controle da situação. Entre elas, ações de bloqueio, levantamento de demais contatos e monitoramento.