Preço da mandioca cai 30% em 90 dias e desagrada agricultores do Paraná, aponta departamento


Agricultores do Paraná enfrentaram nos últimos 90 dias uma redução de 30% no valor da mandioca, o que desanimou a produção no estado.

De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral-PR), a situação é explicada devido a grande oferta da raiz no mercado.

A expectativa, conforme aponta o Deral, é de que o valor da raiz estabilize no segundo semestre de 2023.

‘Arrependimento’

No início do ano, o preço da mandioca atraiu a atenção dos agricultores paranaenses que investiram na produção da raiz e aumentaram a área plantada no estado. Entretanto, os preços recuaram nas últimas semanas e muitos agricultores se arrependeram da aposta.

Conforme explica o Deral, o aumento no preço da raiz no início do ano foi um reflexo da baixa produção de 2022. Por questões climáticas, a indústria estava sem matéria prima.

O cenário mudou. Neste ano, a aposta foi maior, o que aumentou a oferta e deixou a indústria abastecida.

“Todos os preços, da maioria dos produtos agrícolas, estão se ajustando à realidade. Eles estavam muito altos, inclusive da mandioca também. Não podemos baixar mais do que isso, porque aí entra no negativo. O que a gente espera, o mercado espera, é que esses preços se estabilizem. Não com tanto lucro, mas vai dar para trabalhar”, analisa o técnico em economia rural, Methódio Groxko.