Da assessoria
A Secretaria de Saúde de Cafelândia realiza neste sábado, dia 15, o Dia D de vacinação contra a influenza. A campanha de vacinação começou na segunda-feira, dia 10 em todo o território nacional e tem como objetivo reduzir internações, complicações e óbito.
A vacinação permite minimizar e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. “Sabemos que com o período de inverno, as incidências de doenças respiratórias aumentam, por isso é importante principalmente que os grupos prioritários, aqueles mais suscetíveis a contraírem o vírus da influenza sejam imunizados”, destaca a secretária de Saúde, Andreia Meurer.
Na campanha, são vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Fake News
É importante ficar atento com relação a informações falsas divulgadas nas redes sociais, áudios de supostos profissionais de saúde e informações que induzem as pessoas a não se vacinarem. “A campanha contra a influenza já acontece há muitos anos e não tem efeitos colaterais de grande esfera. As vezes mensagens e notícias falsas surgem na internet tentando tirar a credibilidade da vacinação, mas esse método é sim eficaz” finaliza a secretária.