Clima prejudica produção de peixes para quaresma de 2023, avalia especialista


O período de quaresma para os católicos, que neste ano termina na próxima quinta-feira (6), teve registro de falta de peixes no Paraná. Nesta época do ano, fiéis costumam diminuir ou interromper o consumo de carne vermelha.

Conforme explica o coordenador de piscicultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Miguel Antonucci, o inverno de 2022 é o principal fator para a falta do pescado.

“Vai desde o ano passado, no final da pandemia, o aumento do custo de produção. O produtor estava indeciso se investia ou não na produção. E depois veio, na sequência, o frio do inverno. E primavera e o verão foram bastante frescos. E isso afetou a produção final, com atraso, e a reposição dos estoques. Tudo isso refletiu nessa safra que caiu bastante”, explica.

De acordo com Antonucci, por conta da falta do peixe, a carne que deveria ser vendida em maior quantidade agora, ficará pronta para comercialização apenas nos próximos meses. Ele ressalta que, no longo prazo, isso pode se tornar uma oportunidade de aumentar as vendas.

O coordenador explica que caso a demanda continue em alta, a tendência é de que o mercado se estabilize.

Ainda conforme Antonucci, outra tendência são os preços das commodities que estão baixando, o que gera, por consequência, uma queda no preço da ração, o principal insumo utilizado na produção de peixes.Fonte:G1