Setor produtivo e sociedade civil incluem mais 43 obras como prioritárias para o Paraná até 2035


O setor produtivo e a sociedade civil organizada do Paraná incluíram 43 novas obras consideradas prioritárias no plano de logística do sistema de transporte do estado.

Com a atualização do plano, são 140 obras solicitadas para execução até 2035, distribuídas em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. A lista foi feita a partir de sugestões de moradores de todas as regiões do estado.

Elaborado em 2015, a versão original do plano tinha 97 obras previstas, mais da metade em rodovias. Desde então, as que mais avançaram ou ficaram prontas foram em portos e aeroportos.

  • Obras concluídas: 23
  • Obras em andamento: 53
  • No papel: 21

A definição do novo plano foi feita pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com a participação de 20 entidades do estado.

“Cada região tem o seu olhar. Com isso, agregam-se às 97 obras outras que totalizam hoje 140 obras, que serão acompanhadas dia a dia, mês a mês, ano a ano, até a gente ter a execução de todas as 140 obras […] É um plano de estado e não de governo, para que não gere retrabalhos a cada mudança de governo”, explicou João Arthur Mohr, gerente de assuntos estratégicos da Fiep.

Segundo a Fiep, as sugestões foram discutidas nos últimos dois meses em audiências públicas.

Demandas

A maior demanda no plano reavaliado ficou por conta das rodovias – 50% do total de demandas apresentadas. Entre elas, a duplicação completa do trecho da BR-277 entre Curitiba e Cascavel, no oeste do estado.

No litoral, entre as prioridades, está a construção da ponte que vai ligar Matinhos a Guaratuba.

Durante a corrida eleitoral de 2022, todos os candidatos ao governo do estado receberam o plano modificado, incluindo o governador reeleito Ratinho Junior (PSD).