Da Assessoria
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Nova Aurora, vem realizando intenso trabalho no desenvolvimento de ações diante da infestação da mosca doméstica na cidade, fazendo vistorias em empresas, principalmente locais onde há reclamação. Após diligências e diagnósticos, os técnicos tem recomendado a aplicação de medidas mitigadoras, como a utilização de armadilhas com atrativo alimentar, por exemplo. Essa armadilha é capaz de capturar a mosca doméstica e varejeira. Com parede de forma cônica e recipiente plástico transparente, a taxa de captura pode ser de até 155 moscas por minuto, podendo atingir até mais de 4 kg de mosca.
O departamento de Meio Ambiente estará instalando armadilhas em toda a cidade onde houverem focos do inseto. Além de contribuir com o controle, a armadilha possibilita o monitoramento e diagnóstico acerca da infestação, contribuindo com a aplicação das medidas de combate ao inseto e consequente redução da população de moscas.
Luiz Fernando Pereira, Diretor do Departamento de Meio Ambiente, salienta e esclarece que o atrativo utilizado nas armadilhas de captura não é tóxico, e os locais de instalação são no entorno dos bairros onde há reclamação, distante das residências. Ele aproveita para pedir ajuda aos populares para que contribuam com o cuidado dos equipamentos (armadilhas) para que possam ter longo período de utilização, haja vista que proporcionam benefícios a todos. Foi adquirido também equipamento que pode ser utilizado no combate, chamado termonebulizador, o mesmo será utilizado em casos de grande infestação.