Passeata marca abertura do projeto “Minha Escola, meu porto seguro” em Cafelândia


Data fez alusão ainda ao dia 18 de maio – Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Da Assessoria

O município de Cafelândia, através da secretaria de Educação e Cultura realizou na tarde de ontem, quarta-feira (18), uma carreata para marcar a abertura do projeto “Minha Escola, meu Porto Seguro”. A data, 18 de maio, lembrou ainda o Dia Mundial de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. “Queremos chamar a atenção dos pais, e a comunidade sobre os mais variados tipos de violência e também sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. Essa movimentação que fizemos é um apelo à nossa comunidade: olhem pelas nossas crianças, elas precisam de nós”, destacou a secretária de Educação e Cultura, professora Rozane Maria Dal Molin Pitol.


A carreata contou com a presença das crianças – dentro dos ônibus escolares – professores, equipe pedagógica, secretarias municipais e órgãos de fiscalização. Durante o trajeto, ônibus com faixas e mensagens chamavam a atenção de quem passava pela rua. “Queremos e vamos lutar sempre pelas nossas crianças. Esse é o começo de um grande projeto que vamos realizar em parceria com todas as escolas, Cmeis, secretarias, entidades e comunidade e nosso objetivo é diminuir o número de casos de violência, tanto sexual, quanto física em crianças e adolescentes”, destacou a secretária.


A carreata percorreu as ruas e avenidas de Cafelândia durante aproximadamente 1 hora e na sequência os professores e educadores trabalharam sobre o tema em sala de aula. Nos próximos dias uma palestra com o promotor deverá ser realizada sobre o projeto, que engloba ainda grafitagem do logo do projeto nas escolas; uso constante da camiseta do projeto pelos professores; divulgação do projeto nas mídias sociais e imprensa local; concurso cultural de desenhos e frases; premiação dos trabalhos vencedores do Concurso Cultural.