Em 4 meses, quase 25 mil motoristas são multados no Paraná por dirigir usando o celular


Quase 25 mil motoristas paranaenses foram multados nos primeiros quatro meses de 2022 por serem flagrados dirigindo com o celular na mão. Os dados são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e foram levantados a pedido da RPC.

O uso do celular ao voltante é considerado uma infração gravíssima, podendo render multa de R$ 294, além de sete pontos na carteira de habilitação.

Em Londrina, no norte do Paraná, foram 1.555 flagrantes, segundo o Detran. Em todo o ano de 2021, mais de 11 mil flagrantes foram feitos. O total representa mais de 10% de todas as infrações do tipo registradas no Paraná.

Para Celso Mariano, especialista em trânsito, o uso do celular no trânsito se tornou um dos principais fatores para a causa de acidentes graves, no Brasil.

“O veículo transitando a 60 km/h, e o condutor fica um segundo distraído, ele percorre 17 metros. Se ficar até 10 segundos, que é o que pessoa levaria para ler um texto, estaríamos falando de mais de uma quadra sem ver nada na frente. Claro que isso não combina com segurança”, disse.

Motoristas de transporte de aplicativo costumam utilizar um suporte para celular para conseguir trabalhar.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o acessório é permitido. Mesmo assim, os condutores só devem manusear o celular com o veículo parado.