Após notificações, donos de terrenos sujos, limpam lotes em Cafelândia


O município de Cafelândia, por meio do departamento de Fiscalização, está aumentando a fiscalização e as notificações para proprietários de terrenos sujos. Após as primeiras notificações, os proprietários já realizaram limpezas em alguns terrenos. “O departamento, amparado pela Lei 1.431/2015 estará realizando mais algumas notificações nos próximos dias e posteriormente multas. Os moradores que já foram notificados uma única vez no ano passado poderão receber multas automáticas. Os terrenos baldios e calçadas sujas de Cafelândia também serão alvo de uma fiscalização intensiva das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Meio Ambiente em parceria com departamento de fiscalização; quem tem terreno sujo corre o risco de levar uma multa de até 10 UFMS o que corresponde a R$ 894,90 (Oitocentos e noventa e quatro reais e noventa centavos) mais as despesas corrente de limpeza se necessário por m². Os terrenos baldios são espaços das cidades que estão vazios, sem moradores e por conta disso, muitas vezes, ficam com vegetação alta e tornam-se depósitos de lixo e entulho. Geralmente a vegetação avança e até a calçada, que também é de responsabilidade do proprietário. A falta de limpeza nesses terrenos pode gerar diversos problemas que vem junto com o crescimento do mato como a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos, além da Dengue que mais uma vez está nos assolando”, destacou o diretor do departamento e Fiscalização, Paulo César Moreira.

Problemas
Além disso, o mato alto aliado ao acúmulo de lixo pode facilitar a formação de reservatórios de água, que se tornam criadouros do mosquito. Dessa forma, a ação das equipes de combate à dengue também é prejudicada pela dificuldade de acesso ao local.
Outro problema ocasionado pela presença desses detritos nos terrenos abandonados ocorre nas épocas de chuva, quando a enxurrada pode carregá-los, contribuindo com o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água e provocando alagamentos na região.
Quem vive próximo a esses locais ainda sofre com os animais que são atraídos e ali se criam. Os entulhos e restos de materiais de construção servem de abrigo para aranhas e escorpiões, por exemplo. Já o acúmulo de lixo é apontado como um grande problema, pois a presença de matéria orgânica serve de alimento para diversas espécies.
O município de Cafelândia estará disponibilizando um agente para esta finalidade e estará divulgando ainda o um telefone para denúncias nos próximos 15 dias, além de estar informando a população de Cafelândia sobre a limpeza e procedimentos cabíveis.