Na última sexta-feira, 18 a Secretaria de Assistência Social através da equipe do CRAS realizou mais uma reunião com as famílias contempladas no Projeto de redução do déficit habitacional do Distrito de Marajó, através do Programa Família Paranaense/ Nossa Gente Paraná. Esta ação está prevista no cronograma de ações para o trabalho social com as famílias e fazem parte do eixo Educação Sanitária e Ambiental que prevê intervenções mesmo após a entrega das moradias, cada reunião realizada trabalha diferentes temas, sendo que nesta reunião o CRAS realizou parceria com o Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde sendo a equipe responsável, o biólogo Fernando J. Agostini e a médica Veterinária Crisley A. Morete que palestraram sobre os Hábitos Domiciliares para uma Saúde Coletiva e de Qualidade, com distribuição de materiais pertinentes ao temas trabalhados que são de extrema importância para a prevenção em saúde e conscientização dos mesmos. Também neste dia o Técnico da UVR, responsável pela recuperação de nascentes e conscientização ambiental reforçou sobre a coleta seletiva, bem como explanou sobre a separação correta de resíduos sólidos e repassou o cronograma de coleta para a localidade para este ano de 2022, juntamente com distribuição de tablóides e imã com informações e cronograma.
A Coordenadora do CRAS e do Programa Família Paranaense/ Nossa Gente Paraná no município, enfatizou as famílias a importância do trabalho de educação sanitária e ambiental, pois provoca reflexões e motiva a mudança de comportamentos, adquirindo hábitos que promovam a saúde e evitem doenças, buscando melhor qualidade de vida como também protegendo nosso meio ambiente.
A Secretaria de Assistência Social Sandra F. de Wergennes ressalta a importância destas ações realizadas com as famílias beneficiárias das moradias de Marajó, enfatizando que os temas são de muita importância para a saúde coletivas dos mesmos. Ao final foi realizado um sorteio de brindes com produtos confeccionados nas oficinas do CRAS.