Paraná recebe segundo lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças, com 65,5 mil doses


O Paraná recebeu o segundo lote de vacinas contra a Covid-19, destinado a crianças de 5 a 11 anos, entre a noite de segunda-feira (17) e a madrugada desta terça-feira (18), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A secretaria informou que a aeronave carregada com 65,5 mil doses das vacinas da Pfizer/BioNTech pousou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 23h10.

As vacinas foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão distribuídas para as 22 Regionais de Saúde nos próximos dias.

A imunização no estado, segundo a Sesa, tem orientação para ser feita começando pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes.

Conforme dados da Sesa, mais de um milhão de crianças na faixa etária do público-alvo podem ser vacinadas contra a Covid-19 no estado. No total, 1.065.042 paranaenses estão dentro da faixa etária no Paraná.

A expectativa, de acordo com a Sesa, é que as 399 cidades do estado tenham doses disponíveis para iniciar a vacinação neste sábado (15).

primeiro lote de vacinas destinado ao público infantil chegou ao Paraná na sexta-feira (14), também com 65,5 mil doses.

O Brasil recebeu o primeiro carregamento com vacinas da Pfizer na madrugada de quinta-feira (13). A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A Sesa estima que, até o fim de janeiro, o estado receba 180 mil doses. O quantitativo necessário para vacinar todas as crianças entre 5 e 11 anos deve chegar até o fim de março.

A campanha deve começar vacinando crianças como comorbidades, deficiências permanentes e populações de maior risco, como indígenas.

Em dezembro de 2021, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o estado não vai exigir documentação como receita médica para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

No mesmo mês ele disse ainda que a vacinação não é obrigatória e que as crianças serão vacinadas com autorização dos pais. Além disso, o secretário reforçou que o imunizante é seguro.