Prefeito Culestino Kiara decreta situação de emergência hídrica em Cafelândia


O prefeito de Cafelândia, Culestino Kiara, assinou nesta sexta-feira (07) o Decreto de
Emergência hídrica no município. O Decreto Municipal, recepciona o Decreto Estadual de 30 de dezembro de 2021, data em que o Estado do Paraná, através do governador Carlos Massa Ratinho Junior também decretou situação emergencial.
O documento terá validade durante o tempo em que a situação se perdurar e/ou enquanto estiver em vigência o Decreto Estadual estiver sob efeito. Com essa medida ficam dispensados de licitação os contratos de compra e venda necessários para atender as necessidades nessa área. A decisão também favorece os produtores rurais que tem necessidade de acionamento de Proagro e seguros agrícolas.
O prefeito Culestino, destacou que o abastecimento de água é essencial para a vida e que o Paraná vive uma das piores secas dos últimos 30 anos e que a safra de verão que iniciará a colheita nos próximos dias já está bastante comprometida. O prefeito destacou ainda que alguns municípios da região estão adotando sistema de rodízio e de racionamento de água e que cabe a população cafelandense cuidar e não desperdiçar a água.