O prazo para utilizar os créditos do programa Nota Paraná para pagamento total ou parcial do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 termina nesta terça-feira (30).
O período para fazer a transferência dos créditos para quitar o imposto começou no dia 1º de novembro.
De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), os créditos só podem ser utilizados nos veículos de propriedade do contribuinte cadastrado.
Portanto, não é possível pagar o imposto do carro de outras pessoas, por exemplo.
O Nota Paraná devolve até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para quem pede nota fiscal no comércio.
Como transferir?
Para usar os créditos no abatimento do IPVA, é preciso acessar a página do Nota Paraná ou o aplicativo, clicar na aba “Minha Conta Corrente” e selecionar a opção “Transferir Crédito para Pagamento de IPVA”.
É preciso também informar o número do Renavam do veículo. Se o pagamento já foi feito em algum ano interior, as informações do veículos já estarão salvas no sistema.
Cancelamento dos créditos
O cancelamento dos créditos do Nota Paraná ocorrem automaticamente após 12 meses. Segundo a Sefa, é preciso resgatar os créditos no período de um ano para que eles não expirem.
Além do abatimento do IPVA, os créditos também podem ser transferidos para uma conta corrente.