Arcebispo de Cascavel tem tumor no cérebro e fará exames em Curitiba para definir cirurgia, diz arquidiocese


O arcebispo de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, está com um tumor no cérebro e vai fazer novos exames em Curitiba para investigar qual o procedimento mais adequado para realizar uma biópsia, segundo informou a Arquidiocese da cidade nesta quinta-feira (11).

O tumor foi descoberto após o bispo desmaiar durante uma missa, no domingo (7).

Dom Adelar Baruffi tem 51 anos e foi nomeado arcebispo de Cascavel em setembro.

Após o desmaio, ele foi levado imediatamente para o Hospital São Lucas, onde desde então passa por uma bateria de exames.

De acordo com a Arquidiocese de Cascavel, Dom Adelar Baruffi realizará novos exames para definir como será feito o procedimento cirúrgico. A biópsia é necessária para identificar se o tumor é maligno ou benigno.

A transferência para Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) estava previsto para acontecer na tarde desta quinta-feira (11).

Natural de Coronel Pilar (RS), o religioso ingressou no seminário aos 15 anos e foi nomeado bispo em 2014. Ele recebeu ordenação presbiteral em 1995. Antes de Cascavel, ele era bispo em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.

Ele foi nomeado arcebispo de Cascavel após o antigo ocupante do cargo, Dom Mauro Aparecido dos Santos, morrer vítima da Covid-19.