Ratinho Junior diz que retorno gradativo das aulas presenciais na rede estadual deve começar em maio, no Paraná


O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta terça-feira (27) que o retorno gradativo das aulas presenciais na rede estadual de educação deve começar no mês de maio, mesmo antes de os professores serem vacinados contra a Covid-19.

“Vacinando a partir dos 60 anos, que é o que a gente espera e já está acontecendo em algumas cidades nesse mês de abril, no mais tardar nos primeiros dias de maio, a ideia é que a gente já comece também a vacinar as pessoas com comorbidades e os professores. Daí vai ter um retorno mais tranquilo. Se tiver um diretor de uma escola onde os professores entendem que está tranquila a pandemia na sua cidade, tem um ambiente para que possa voltar com segurança, é claro que a gente não vai vetar, vamos estimular que isso aconteça”, disse ele.

Mais de um milhão de alunos da rede estadual estão sem aulas presenciais desde março do ano passado. O retorno dos alunos à sala de aula chegou a ser adiado quatro vezes.

O Governo do Paraná tem seguido o Plano Nacional de Imunização (PNI), porém, segundo esse plano, os professores não estarão no próximo grupo prioritário.

Nesse caso, o Paraná não receberia doses suficientes para vacinar, além das pessoas com doenças pré-existentes, também os profissionais da educação.

Na quarta-feira (28), o secretário da Saúde Beto Preto vai à Brasília (DF) para uma reunião com o Ministério da Saúde. O estado vai, mais uma vez, afirmar a necessidade de adiantar a remessa de doses também aos trabalhadores da educação.

“Nós estamos seguindo o plano de operacionalização nacional da vacinação contra o coronavírus. Nós temos insistido com o Ministério da Saúde para que ele possa prever isso de Brasília para os estados, para que seja algo isonômico, não é o momento de ter discussão ideológica de nada, nós temos que correr para resolver essa situação”, afirmou ele.