TCE notifica municípios sobre políticos suspeitos de furar fila da vacinação contra a Covid-19, no interior do Paraná


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) encaminhou 18 notificações a municípios pedindo explicações sobre a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em um prefeito, três ex-prefeitos e dezenas de vereadores do interior do estado.

Segundo o TCE, os políticos suspeitos não se enquadram em nenhum dos grupos prioritários para imunização, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

O TCE chegou até a esses políticos depois de cruzar as informações da lista de vacinados com a lista de pessoas que ocupam esses cargos públicos.

O Tribunal de Contas não divulgou os nomes dos políticos e nem as cidades em que eles moram, porque a investigação está no início e as justificativas ainda não foram apresentadas.

Os municípios notificados terão que explicar porque incluíram esses políticos em grupos prioritários. Um prefeito, por exemplo, foi vacinado como profissional de saúde, mas o nome dele não consta no Conselho Regional de Medicina.

Conforme apurado pelo TCE, diversos vereadores foram indevidamente vacinados na condição de motorista de ambulância, apesar de as informações nos sistemas das prefeituras não demonstraram o exercício da atividade pelos parlamentares.