Durante uma visita ao Centro de Imunização da Zona Norte em Londrina, no norte do Paraná, neste domingo (4), o secretário estadual de Saúde Beto Preto afirmou que o estado planeja estender o horário da vacinação contra a Covid-19 até a meia-noite. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o número de paranaenses imunizados.
“Queremos fazer esse horário alternativo para poder vacinar aquelas pessoas que não podem ir aos locais de imunização no horário comercial. Em muitos casos, as pessoas não têm alguém para poder levá-las por causa do horário de trabalho. A ideia é ter um horário alternativo”, disse.
Para que isso ocorra o estado precisa receber doses do imunizante do governo federal, mas isso tem acontecido de forma lenta.
Na última semana, o Paraná recebeu 525 mil doses de vacinas contra a Covid-19, porém somente 5.555 foram destinadas para a aplicação da primeira etapa, as outras foram distribuídas aos municípios para que apliquem a segunda dose nos moradores.
E das mais de 5 mil doses para a primeira etapa, a maior parte será destinada para policiais militares, bombeiros, guardas municipais e agentes de segurança que estão ajudando a organizar atos de vacinação.
Beto Preto afirmou que uma nova remessa de vacinas deve ser entregue ao estado na segunda-feira (5). A quantidade não foi divulgada.
“Não tenho ideia de quantas doses chegarão, será um número menor do que da última vez. O governo federal garantiu que vai distribuir para todos os estados 30 milhões de doses em abril, o Paraná receberá cerca de 1 milhão e 500 mil doses para a primeira e segunda etapa de imunização”, afirmou Beto Preto.
“Temos capacidade para vacinar de 150 a 200 mil pessoas por dia desde que tenhamos as doses, temos insumos e pessoas capacitadas”, detalhou.