EM CAFELÂNDIA JÁ FORAM NOTIFICADOS 13 ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS


Desde o dia 27, sábado, quando entrou em vigor o DECRETO ESTADUAL n° 6.983/2021, as fiscalizações em relação aos comércios abertos de forma irregular e sobre aglomerações foi intensificado mediante ação conjunta dos órgãos incumbidos desta fiscalização.

A vigilância sanitária já realizou neste período orientações para 07 estabelecimentos comerciais que estavam abertos de forma irregular, assim como também foram acionados outras 02 vezes para verificar denúncias de aglomerações que não foram constatadas.

A Polícia Militar, segundo o comando, as patrulhasestão sendo feitas rotineiramente nos comércios, dos quais ainda não tiveram problemas graves constatados, porém foram averiguadas 06 denúncias, das quais 02 não tinham fundamento (não constatadas), e mais 03 registros de boletim de ocorrência sobre estes fatos.

Ainda, na data de ontem dia 3, houve uma operação Toque de recolhe, das 20h às 02h da manhã, abrangendo os bairros: Centro, Pioneiros, Novo Horizonte, Pq. São Paulo e Floresta, não sendo constatado infrações sanitárias.

A fiscalização Municipal e a Polícia Militar orientam aos comércios que continuem a cumprir as determinações do decreto, e em caso de duvidas entrar em contato com o plantão da Vigilância sanitária ou da PM, para os associados da ACICAF, há um canal direto de orientações.

Com isso as fiscalizações no município chegam a um total de 13 comércios orientados, 04 denúncias inconsistentes e 03 Boletins Polícias relacionados.

Quanto as denúncias, além dos telefones de plantão divulgados, orienta-se o uso do aplicativo de celular chamado: 190 PR, onde as denúncias são direcionadas para a PM, e neste canal o denunciante pode anexar fotos e vídeos para embasar as denúncias.

É muito importante esta fundamentação nas denúncias, visto que por diversas as equipes de fiscalização foram mobilizadas para verificar situações inconsistentes ou inexistentes, muitas vezes estimulada por animosidades pessoais, que em nada contribuem para um trabalho eficaz de fiscalização.

Denúncias de aglomerações:

App: PR190

Plantão Polícia Militar: 45 9 9963-0193

Plantão Vigilância Sanitária: 45 9 8406-1834