Tarifa de água vai subir 5,11% no Paraná a partir de fevereiro de 2021


O reajuste da tarifa de água e esgoto da Sanepar, que estava suspenso desde setembro, foi redefinido em 5,11% nesta terça-feira (29) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). A cobrança começará a partir de 5 de fevereiro de 2021.

Inicialmente, o reajuste homologado pela agência no fim de agosto deste ano era de 9,62%. A aplicação do índice começaria em outubro. Porém, o Governo do Paraná – que controla a Sanepar – entrou com pedido para suspensão do aumento, que foi aprovado em setembro.

O pedido considerou os efeitos econômicos e sociais da pandemia do novo coronavírus e a crise hídrica. Em fevereiro, antes do primeiros casos da Covid-19 no Paraná, a Sanepar solicitou aumento de 9,87%. O índice homologado pela agência foi de 9,62%, em agosto.

Em setembro, quando houve a suspensão desse aumento, a Agepar iniciou um procedimento de mediação entre governo e Sanepar, que tramitou sob sigilo. As partes apresentaram justificativas que foram analisadas pela Coordenação de Energia e Saneamento da agência.

A decisão do Conselho Diretor da agência também prevê a manutenção das políticas de tarifas diferenciadas para o litoral, para as entidades de utilidade pública beneficentes, cadastradas pela Sanepar, assim como a política de Tarifa Social.

No Paraná, a Sanepar é responsável pelo fornecimento de água em 345 das 399 cidades.