Governo prorroga toque de recolher por 10 dias no Paraná; medida não vale na virada de ano


Entrevista com o secretário de saúde do Paraná nomeado pelo governador Ratinho Junior, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto). O secretário é médico com especialidade em medicina nuclear pelo Instituto Rio Preto de Medicina Nuclear. Também é pós-graduado em medicina do trabalho, em medicina de trânsito e em medicina legal e perícias médicas. Foi prefeito de Apucarana. Tags: Secretaria de Saúde, médicos, governo, Fotos: André Rodrigues

O Governo do Paraná prorrogou por dez dias, na tarde desta segunda-feira (28), o toque de recolher no estado das 23h às 5h. Segundo o decreto, a medida não terá validade na virada de ano, entre quinta-feira (31) e sexta-feira (1º).

O toque de recolher entrou em vigência no estado em 2 de dezembro e foi prorrogado pela primeira vez no dia 17. Conforme o decreto, a restrição não se aplica aos serviços considerados essenciais.

“[A exceção na virada é] para que as famílias que quiserem se manifestar de maneira diferente possam assim fazê-lo. Mas eu insisto, não é porque o decreto deixa de viger no dia 31 que nós podemos nos aglomerar”, afirmou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Na manhã desta segunda, ele disse que o saldo da medida até aqui foi positivo para diminuir o número de internações em decorrência de acidentes que acontecem durante a madrugada.

“Até agora, em 24 dias do decreto, tivemos um certo controle da situação”, afirmou.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 83% dos leitos de UTI do SUS para adultos com Covid-19 ou suspeita da doença estão ocupados no Paraná.