Manifestação em Cidade do Leste bloqueia entrada e saída do Paraguai


Paraguaios foram às ruas de Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, em protesto para a reabertura total da Ponte Internacional da Amizade, na manhã desta terça-feira (22).

A manifestação bloqueou o acesso ao país vizinho, com isso, nenhum veículo entra ou sai do Paraguai, o que gerou grande fila de caminhões nos dois sentidos da via que liga os dois países.

O protesto foi organizado por comerciantes, mototaxistas, motoristas de aplicativos e de táxis, além do apoio da população em geral. Eles pedem a reabertura total da Ponte Internacional da Amizade para movimentar a economia de Cidade do Leste.

Segundo a imprensa paraguaia, os manifestantes afirmam que a situação do país está insustentável, sendo que o desemprego atinge 40% da população da província de Alto Paraná, região do Paraguai que faz fronteira com o estado do Paraná.

Na segunda-feira (21), o governo paraguaio decidiu aceitar o protocolo para a reabertura gradual da Ponte Internacional da Amizade, mas a decisão foi classificada como insuficiente pelos manifestantes. Os detalhes deste acordo ainda não foram divulgados, o que gerou ainda mais descontentamento da população.

A reabertura da Ponte Internacional da Amizade divide opiniões na fronteira, de um lado existe o grupo que defende a reabertura imediata, do outro lado, as pessoas que acreditam que esse não seja o melhor momento.

O Paraguai está em quarentena desde o dia 11 de março e soma no total 34.260 casos confirmados do novo Coronavírus e 676 mortes em decorrência da doença.