Nova nuvem de gafanhotos surge no Paraguai


Não bastasse o perigo na Argentina, uma nova nuvem de gafanhotos põe as autoridades em alerta, desta vez no Paraguai. Com extensão de 10 km², ela foi identificada no domingo (12/7) no Parque Cerro León, que abrange a área do Parque Nacional Defensores del Chaco.

A localização dos insetos passa pelo departamentos (como são conhecidos os Estados no país vizinho) de Boquerón e Alto Paraguai, na fronteira com Bolívia e Argentina, mas também com o Brasil.

“Segundo as previsões meteorológicas, com ventos para os próximos dias, a nuvem deixará o Parque e seguirá para o sudeste, em direção à Zona Teniente Martínez, que, devido ao movimento observado das outras nuvens que controlamos, é uma zona típica para a sua passagem”, afirmou à Globo Rural o engenheiro agrônomo e diretor do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes do Paraguai (Senave), Julio Rojas.

O diretor da agência governamental paraguaia acredita que a nuvem deve se movimentar para a área perto da estância de La Paz, próximo ao Chaco Central, onde se concentra a maior parte da produção agrícola do país. Nos cálculos do Senave, os prejuízos podem chegar a US$ 1,7 milhões. Por isso, é importante manter o monitoramento.

De acordo com Rojas, neste momento, não é possível fazer o combate com químicos porque a praga se encontra em uma área de preservação ambiental. Com o possível deslocamento nos próximos dias ou mesmo semanas, os técnicos poderão adotar medidas mais efetivas para erradicar o inseto.

FONTE: GLOBO RURAL