Mercados e comércio poderão abrir neste fim de semana, afirma Paranhos


CGN tem recebido nos últimos dias muitos contatos de pessoas preocupadas com o funcionamento do comércio e serviços no próximo fim de semana, dias 27 e 28.

O prefeito Leonaldo Paranhos conversou com a CGN explicando que será mantido o que estava previsto no decreto do dia 14, com apenas um lockdown (já realizado no dias 20 e 21). Ou seja, haverá no próximo fim de semana funcionamento de mercados, panificadoras, postos de combustíveis, comércio e serviços em geral.

“O decreto foi um plano de 14 dias, onde estabelecemos o horário, toque de recolher e o lockdown no meio. Está mantido sem nenhuma mudança”, diz.

Ele lembra que apesar de o comércio estar aberto no próximo fim de semana, cada cidadão precisa ter consciência de sair de casa apenas para o que for necessário ou em horários alternativos para evitar ao máximo aglomerações.

“O comércio aberto não significa obrigatoriedade de ir”, pontua, “esse desafio é tripartite: governo, economia/comércio e população. Se não for assim não teremos êxito”. 

No fim de semana passada, com o lockdown, o índice de isolamento foi de 53,6% no sábado e 56,8% no domingo. Este é o maior índice das últimas quatro semanas. Os dados são levantados pelo sistema vigia, a partir da localização dos smartphones.

Fechamento de serviços essenciais

Ontem o COE (Comitê de Operações de Emergência) encaminhou ao prefeito uma recomendação para o fechamendo dos serviços não essenciais, devido ao alto índice de ocupação de leitos. 

“Estamos acompanhando agora os reflexos dessas medidas estabelecidas no dia 14 e trabalhando estrutura de saúde para decidir quais serão os próximos passos”. 

Segundo o prefeito, assim que houver dados sobre o comportamento da doença neste período um novo decreto será divulgado. 

Números

Cascavel teve 2.033 casos de Covid-19. Desde o início da pandemia 37 pessoas morreram com a doença, sendo 30 apenas neste mês de junho. O número atualizado de pessoas já recuperadas não foi divulgado nos últimos dias pois está ocorrendo uma mudança no sistema de registro, a ser concluída nos próximos dias.

Regras gerais

Com a decisão do município valerá as mesmas regras do decreto para o dia de semana. Funcionamento do comércio das 9h30 às 17h30. Mercados, panificadoras, postos de combustíveis e restaurantes poderão funcionar até as 19 horas.

O delivery está permitido até as 22 horas.

O toque de recolher segue valendo a partir das 20 horas. O uso de máscara é obrigatório, passível de multa em caso de desrespeito. 

Parques infantis, casas de eventos, festas, casas noturnas, cursos presenciais, atividades ao ar livre (visitação de parques) seguem proibidos. Fonte: CGN