O comércio de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, reabriu nesta terça-feira (31) após um decreto da prefeitura autorizando. A decisão contraria orientações de entidades, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Conforme o boletim estadual desta terça, o município tem um caso confirmado da Covid-19 e outro em investigação. No Paraná, são três mortes – sendo uma em Cascavel – e 185 casos confirmados.
Ruas ficaram movimentadas, e a maioria das lojas estava de portas abertas. Esse foi o retrato do primeiro dia depois do fim do fechamento em prevenção ao novo coronavírus. Houve aglomeração de pessoas em frente de lojas e idosos passeando.
Foram dez dias de restrições, funcionando apenas os serviços considerados essenciais. O novo decreto municipal também tem restrições para evitar aglomerações e determina a disponibilização de ácool gel aos clientes.
Pelo decreto, casas noturnas e academias ainda não poderão reabrir.
Segundo o prefeito Márcio Rauber (DEM), representantes das associações comerciais do oeste, do próprio município e vereadores pediram a reabertura do comércio.
Ele afirma que a situação foi apresentada ao Centro de Operações Emergenciais (COE) do município, que decidiu pelo retorno das atividades seguindo regras para evitar o contágio do vírus.